A tarefa de olhar a “verdade”, de a ver e de a dar a ver, tornou-se nesse momento tão sublime como a de dizer, na altura em que se compreendeu que a frequentação do visível nunca deixaria de trazer em si o germe de visibilidades novas... desde então, e talvez esse seja precisamente um dos limiares da posição moderna do problema da visibilidade, no duplo sentido do infinitamente grande e do infinitamente pequeno nunca mais se deixou de acreditar que, se muito ja tinha sido visto, muito mais teria ainda que estar por revelar. Nesse movimento, contudo, a visão torna-se inteiramente concebível em termos estritamente quantitativos: gradualmente, a partir desse limiar, as lentes não deixarão de submeter o olho ao constrangimento de leis que, não lhe sendo, alheias são pelo menos outras do que as suas próprias, e em certa medida exteriores, fazendo com que ele deixe de depender apenas das suas estritas possibilidades orgânicas; através das novas ópticas, torna-se possível encarar a visão directamente como produção quase-mecânica de imagens, e ainda agir quantitativamente sobre a visão natural no sentido de a constranger ao infinito das suas próprias possibilidades... Deveríamos agora tentar observar como é que a conformação da visão a esta nova natureza, sublime, de uma verdade infindável nos seus exercícios, deveria determinar uma recondução do olho à sua verdade mecânica de órgão.
Pedro Miguel Frade
*Câmara escura do latim camara oscura é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Consiste numa caixa ou sala com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
FRADE, Pedro Miguel, Figuras do Espanto, A fotografia antes da sua cultura, páginas 30 e 31, Edições ASA, Colecção Argumentos Pensamento Contemporâneo, 1992.
Câmara-Obscura: a censura do tempo
Século XVIII
Figuras do Espanto [Astonished Figures]
CPrint - 2014
Papel: Hahnemühle German Etching de 310grs
Formato: 60 x 100 cms
Tiragem: 3 exemplares + 2 PA
Edição Certificada: ALBUNS PHOTOGRAPHICOS
Todas as edições são numeradas e assinadas pelo autor. As impressões são coladas em suporte rígido de PVC 3 ou 5 mm
Figuras do Espanto
http://www.jricardo.eu/projectos/secxviii/sebastiao/espanto.html
© JRICARDO - Direitos Reservados
© JRICARDO - Direitos Reservados